quarta-feira, 17 de junho de 2009

Textos aprovados para o Mutirão

























Produções Acadêmicas


Confira nesta página a relação parcial das inscrições aprovadas

Titulo: ENTRE EL ESPANTO Y LA TERNURA
Autor: Alma D. Montoya Ch. e Alexander Hernández
E-mail: alma@colnodo.org.co E-mail: alexher202@hotmail.com

Resumo: La siguiente es la sistematización de la experiencia radiofónica de Radio Fe y Alegría Los Llanos, ubicada en Venezuela y perteneciente a la Red de Radios de Fe y Alegría. El proceso de sistematización participativa se enfocó fundamentalmente en el planteamiento de la metodología de trabajo propuesto desde el Proyecto Político Comunicativo del área formación de la Asociación Latinoamericana de Educación Radiofónica, ALER. En el trabajo se recoge la experiencia de la radio desde sus inicios y también los saberes desarrollados por el equipo de trabajo en su práctica cotidiana. Se realiza un énfasis especial en el tema de la violencia presente en la zona y las formas de abordajes realizados por la radio.
Palavras-Chave: radio popular, sistematización participativa, radio popular

Título: COMUNICAÇÃO E LEGITIMAÇÃO NA AMBIÊNCIA MIDIATIZADA
Autor: Ana Cássia Pandolfo Flores e Eugenia Mariano da Rocha Barichello
E-mail: eficassia84@yahoo.com.br

Resumo: A realidade em que vivemos é uma construção social da ação humana. Partindo da idéia da comunicação como uma relação e da tecnologia como uma forma de resposta aos anseios e necessidades humanas que se consagra na ordem social, o presente trabalho objetiva construir um panorama teórico sobre o imbricamento dos conceitos de comunicação e tecnologia com vistas a embasar as discussões sobre o fenômeno da legitimação na sociedade midiatizada.
Palavras-chave: comunicação; legitimação; midiatização; tecnologia; cultura.

Título: O JORNALISMO DOS AFETOS: DIALOGIA SOCIAL NA VIDA E OBRA DE CREMILDA MEDINA
Autor: André Giulliano Mazini
E-mail: andre_mazini@hotmail.com

Resumo: Em todas as áreas das ciências contemporâneas a palavra “crise” sobrevoa os que nelas debruçam seus esforços reflexivos. No jornalismo, uma das crises se instaura na estética das mediações sociais. O jornalista deixa de ser um mediador-autor das representações sociais, passando a ser um repetidor de moldes funcionalistas de produção da notícia. Pelo prisma do pensamento jornalístico de Cremilda Medina, este artigo discute a crise de alguns paradigmas relacionados ao jornalismo e apresenta a proposta de uma postura dialógica e humanizada ao fazer jornalístico contemporâneo.
Palavras-chave: Jornalismo; narrativas; humanização; diálogo social

Título: A VOZ FEMININA DA SOLIDARIEDADE
Autor: Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante
E-mail: andrea@virtual.ufc.br

Resumo: O presente artigo é parte da pesquisa A Escuta Popular da Rádio Comunitária Edson Queiroz: um estudo introdutório sobre a produção do sujeito no espaço da periferia. Foi realizada no período de 2004 a 2006 e apresenta reflexões sobre o programa radiofônico A Força da Mulher Solidária, apresentado às quartas-feiras, às 19h30, na Rádio Comunitária Edson Queiroz, em Fortaleza. O texto discute à luz da concepção teórica proposta por Jesús Martin-Barbero, o bairro como espaço de mediação e de produção de sentido, bem como o fazer radiofônico de um grupo de mulheres da periferia.
Palavras-chave: rádio, identidade, mulher

Título: HAY GOBIERNO? UMA ANÁLISE DO NOTICIÁRIO DE AMÉRICA LATINA EM DOIS JORNAIS IDEOLOGICAMENTE OPOSTOS
Autor: Daniel Barbosa Cassol
E-mail: dbcassol@gmail.com

Resumo: O presente trabalho pretende analisar a cobertura sobre América Latina de dois jornais ideologicamente opostos: o jornal Brasil de Fato, que propõe uma visão popular do Brasil e do mundo, e o jornal Estado de S. Paulo, tradicional diário conversador do país. A partir de categorias trabalhadas por autores como Guillermo Sunkel (1985) e Amparo Moreno Sardá (1998), procuramos identificar que atores, cenários e conflitos são interpelados pelos discursos dos dois jornais, buscando compreender de que forma a imprensa popular alternativa no Brasil vem dialogando com a realidade latino-americana.
Palavras-chave: jornalismo, imprensa popular alternativa, América Latina

Título: COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO - MÍDIA, INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO
Autor: Edgard Patrício
E-mail: ecologiaopovo@bol.com.br

Resumo: Tendo como premissas a influência exercida pela mídia na definição da agenda de temas e ações percebidas como prioritárias pela sociedade e pelo Estado e o papel estratégico da comunicação como ferramenta de transformação social, a Rede ANDI Brasil desenvolve o projeto Comunicação Para o Desenvolvimento: Mídia, Infância e Adolescência no Semi-árido Brasileiro. O intuito é contribuir para a melhoria das condições de vida das crianças e adolescentes do Semi-árido brasileiro utilizando a comunicação como instrumento para colocar esta questão na agenda da mídia, dos governos e da sociedade brasileira.
Palavras-chave: comunicação, desenvolvimento, semi-árido, infância Título:

ENQUADRAMENTO DA MÍDIA IMPRESSA DE GOIÁS SOBRE A VIOLÊNCIA POLICIAL CONTRA JOVENS
Autor: Gardene Leão de Castro Mendes
E-mail: gardeneleao@gmail.com

Resumo: O objetivo deste estudo é analisar as abordagens do jornal O Popular sobre a violência policial contra jovens no período de 15 de abril a 15 de maio de 2006. Focamos especificamente em violência policial porque, em Goiânia, nos últimos anos, segundo dados da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, os casos de violência policial contra jovens aumentaram consideravelmente. Através da teoria do enquadramento, instrumento de análise do conteúdo midiático, buscamos verificar, na formatação das notícias, elementos que orientassem o público a uma determinada interpretação dos fatos. Percebemos que o enquadramento feito é o da presunção da culpa dos jovens e da inocência dos policiais.
Palavras-chave: comunicação, juventude, agendamento, violência.

Título: ANUNCIANDO ALDIOS DE LA ESPERANZA MÍSTICA, PROFETISMO Y COMPROMISO POLÍTICO: IDENTIDAD Y MISIÓN DE LOS COMUNICADORES SOCIALES
Autor: Glafira Jiménez París
E-mail: glafira00@yahoo.es

Resumo: Los textos bíblicos narran el encuentro entre Dios y el Pueblo de Israel en la historia y nos transmiten la experiencia humana de tantas mujeres y varones creyentes que se reconocieron destinatarios de las promesas de Dios; son “las voces” de esa “Palabra encarnada” en la vida de tantas personas, en los diferentes acontecimientos. Los cristianos-comunicadores sociales asumen su condición de discípulos-misioneros desde una vocación concreta: orientación teológica de la evangelización desde la comunicación, la comunicación del Dios de la Esperanza. La vida de los profetas y profetisas siguen inspirando la manera en la que abordar el desafío de comunicar el mensaje de la Buena Noticia de Dios. En esta oportunidad nos dejaremos iluminar por la experiencia de Juldá, profetisa de Israel en tiempos del rey Josías. La experiencia y compromiso de esta mujer sigue iluminando las características y contenido de la misión de los comunicadores porque Juldá es una mujer que encarna a una creyente que lee los acontecimientos históricos desde la fe en el Dios de Israel y, desde esa fe inquebrantable, exhorta a sus contemporáneos a cambiar su mentalidad y forma de actuar porque confía en el Dios de las promesas, al Dios de la Esperanza, en su capacidad para perdonar y renovar la Alianza, en la capacidad del ser humano para vivir de acuerdo al plan de Dios. Nos encontramos en un momento de “crisis” en el sentido estricto del término. Un momento para mirar y mirarnos, evaluar y proponer caminos para responder a la misión concreta a la que hemos sido llamados y llamadas. Nos encontramos ante nuevos desafíos y exigencias. Las palabras del profeta Isaías ( 50, 4-5) siguen siendo válidas en estos tiempos. A ustedes comunicadores, el Señor les ha dado lengua de discípulos y discípulas para que haga saber al cansado una palabra alentadora. Despierten mañana tras mañana el oído para escuchar como discípulos y discípulas. No se resistan ni se echen atrás.
Palavras-chave: Misión, Comunicadores, Aparecida, Biblia, Mujer.

Título: A QUESTÃO INDÍGENA, EM JORNAL IMPRESSO, PRÓXIMO À TERRA KAINGANG
Autor: Jorge Tarachuque
E-mail: jorgetarachuque@hotmail.com

Resumo: Este estudo, que versa sobre a questão indígena, com base em matéria publicada na imprensa da região onde estão localizadas as terras kaingangs Mococa e Queimadas, levanta algumas hipóteses, averiguadas a partir de pesquisa de campo. A primeira parte apresenta a contextualização da realidade histórica, geográfica, política, cultural, religiosa e social do povo kaingang, bem como enfoca a ameaça de graves e irreversíveis impactos que possam surgir, em vista da possibilidade de construção da Usina Hidrelétrica Mauá (UHE Mauá). A segunda parte apresenta uma crítica ético-étnica sobre jornais impressos que circulam na região onde estão os kaingangs, identificando em tais periódicos os elementos que aqui passam a ser denominados: “invisibilidade” e “distorção”. Na terceira parte, confere particular atenção às perspectivas de uma “outra comunicação”.
Palavras-chave: Questão indígena, Preconceito, Ética e Imprensa, Jornalismo

Título: EL DILEMA DE LA DIMENSIÓN ANTROPOLÓGICA DE LA INDUSTRIA DEL ENTRETENIMIENTO
Autor: Jorge Alberto Hidalgo Toledo
E-mail: jhidalgo@anahuac.mx

Resumo: El uso, consumo y apropiación de medios en la población juvenil está cambiando. Por ende, una nueva sintaxis está definiendo la estructura gramatical del consumo mediático. Así, han surgido múltiples categorías de estudio para denominar a las generaciones de consumidores mediáticos. No obstante, es posible dar cuenta que estos jóvenes poseen un gran número de medios portátiles propios; adoptaron como suyas las tecnologías de información móviles e Internet; usan los medios tradicionales únicamente para saber de moda, belleza, celebridades, actitudes a imitar y están altamente acostumbrados al engranaje mediático publicitario. Aquí encontrarán: la transición de los medios tradicionales a los denominados nuevos medios; cuál es la naturaleza de los hipermedios; qué tipo de consumo y exposición mediática tienen las audiencias jóvenes; qué papel juegan los nuevos medios en sus vidas; descifrar algunas de las motivaciones y las tendencias que derivan de esa interacción. Los interesados en comprender a los nuevos usuarios encontrarán aquí algunas clasificaciones, tipologías y herramientas para entender a las hoy denominadas Generaciones Mediáticas. El presente texto pretende establecer una aproximación ontológica de las tecnologías de información, su impacto sociocultural y las transformaciones que están sufriendo los usuarios de la comunicación por dichas modificaciones.
Palavras-chave: entretenimiento, entertainment, edutainment, educación en medios, ethoentretenimiento, nuevas tecnologías, ética, nuevas tecnologias.

Título: TRANSFERÊNCIAS SIMBÓLICAS NO UNIVERSO CRISTÃO: OS SÍMBOLOS COMO ELEMENTO COMUNICACIONAL.
Autor: Leandro Fazolla
E-mail: leofazolla@gmail.com

Resumo: A história das religiões é marcada por uma trajetória de estreitas relações simbólicas cuja coexistência encontra-se entre dois universos distintos: o transcendental fundado nas entidades espirituais que o homem elege para sua adoração, e o material, estabelecido pela cultura material que requer a difusão e ensino de preceitos e dogmas religiosos. O fundamento da relação no plano terreno ganhou forma visual, complexidade ideológica e profundidade simbólica a partir da necessidade do homem em propagar crenças sem necessariamente fazer uso de palavras. Dos tempos remotos até os dias atuais, os símbolos se transformaram em interessantes elos de ligação entre o plano terreno e o espiritual. Ao considerar o aspecto formal, a complexidade e a profundidade da qual os símbolos são imantados pretende-se, com essa reflexão, apresentar uma resumida trajetória do uso de símbolos e/ou elementos simbólicos que atravessaram a história da religião, colocando em foco, símbolos que se cristalizaram como elementos de devoção/relação entre o homem e Deus na religião cristã. Além desse aspecto, busca-se sinalizar como a contemporaneidade apresenta reflexos marcantes no uso de símbolos como elementos fulcrais na propagação de doutrinas religiosas e na associação entre o sagrado e o terreno.
Palavras-chave: Símbolo, tradição, história, Cristianismo.

Título: “TRANSPARENCIA Y ACCESO A LA INFORMACIÓN PÚBLICA EN LAMBAYEQUE”: MONITOREO DE SOLICITUDES DE INFORMACIÓN PÚBLICA A GOBIERNOS MUNICIPALES1 DE LA REGIÓN - 2008
Autor: Luis R. Alarcón
E-mail: luisalarconll@gmail.com

Resumo: Investigación de tipo descriptivo – analítica que evalúa pedidos de información a 38 Gobiernos Municipales de la Región, en el marco del concepto de transparencia informativa desde las dimensiones de recepción del pedido, circuito para la obtener la información y respuesta a las solicitudes. Se trató de un estudio de percepción centrado en el trabajo participativo de alumnos de Ciencias de la Comunicación de USS, que tomó un año, y cuyos datos obtenidos a través de solicitaciones puntuales de información pero también entrevistas de profundidad a 11 alcaldes, fueron sometidos a análisis cuantitativo y cualitativo lo que permitió explicitar cómo en esta Región, una de las más importantes del país por su desarrollo económico de los últimos tiempos, persiste en general un clima de cerramiento, o “cultura del secreto”, ante un espíritu de ley que no se cumple por escasa política, renuente disposición personal y poca implementación.
Palavras-chave: Transparencia Informativa, Derecho de Acceso a la Información, Burocracia, Participación Ciudadana, Gobernanza.

Título: A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EMANCIPATÓRIAS - A EXPERIÊNCIA DO BOQUINHA.
Autor: Márcia Almeida Anselmo
E-mail: marciaanselmo@terra.com.br

Resumo: Esse artigo tem como objetivo apresentar a experiência observada pela autora, no período de setembro a novembro de 2008, durante a pesquisa de sua dissertação. Focando a discussão no processo de produção do Boquinha, encarte especial do jornal Boca de Rua, realizado por crianças e adolescentes, em Porto Alegre, RS, pretendemos analisar se as práticas de produção deste veículo são realizadas sob a perspectiva emancipatória. Buscamos entender se, ao participarem de atividades que estimulam o debate e a reflexão sobre suas realidades, os produtores do jornal conseguem desenvolver uma nova ‘visão de mundo’ e criar novas identificações.
Consideramos que, nessa fase da vida, as relações sociais desenvolvidas durante os processos de socialização são fundamentais para a construção das significações da vida social e para o desenvolvimento de novas perspectivas. Assim, colocamos em questão a apropriação de práticas jornalísticas como instrumento de desenvolvimento de novas concepções de mundo, devido ao processo comunicativo presente na elaboração de seus produtos. Em ambientes de livre expressão e comunicação, característico de produções comunitárias, os sujeitos têm a possibilidade de construir interações que estimulem discussões criativas, que potencializam suas capacidades e novas habilidades. São construídas novas histórias, a partir de novos processos argumentativos que oportunizam o desenvolvimento de identificações cidadãs e democráticas
Palavras-chave: Comunicação Comunitária. Cidadania. Infância e Adolescência.

Título: CIUDADANÍA Y DISCURSO NOTICIOSO: EL CASO DE LA RED NACIONAL DE FE Y ALEGRÍA
Autor: Mónica Marchesi García José Enrique Finol
E-mail: monicamarchesi@hotmail.com - E-mail: joseenriquefinol@cantv.net

Resumo: El presente artículo tiene como tema Ciudadanía y Discurso Noticioso: El caso de la Red Nacional de Fe y Alegría, el objetivo principal es determinar cuáles son los elementos que utiliza la radio venezolana para construir ciudadanía, término que en la actualidad no se trata solo de la defensa de los derechos humanos sino la mediación pragmática entre el Estado y los ciudadanos y los ciudadanos entre sí. La investigación tiene un enfoque cualitativo basado en la semiosis social de Verón (1996), en el concepto de isotopías (Greimas y Courtés, 1979), y en los elementos para la construcción de la noticia (Van Dick, 1980; Rodrigo, 2005; y Mata, 1993). Para desarrollar nuestro estudio se realizó una semana tipo, es decir, la grabación fue durante 3 semanas, en la primera se grabó la emisión matutina, en la segunda semana la meridiana y en la tercera la vespertina. Los resultados arrojados demuestran que la red nacional de Fe y Alegría posee una práctica discursiva cercana a lo que se denomina el periodismo liberal (Miralles, 2001) y que aunque tiene una política informativa amplia en cuanto a los elementos fundamentales para generar una ciudadanía de empoderamiento, en su discurso noticioso se realiza todo un complejo entramado que se enfoca especialmente a lo que se denomina como participación ciudadana.
Palavras-chave: Ciudadanía, Semiótica y Radio

Título: INSTALACIÓN DE REDES INALÁMBRICAS Y CREACIÓN DE CENTROS INFORMÁTICOS COMUNITARIOS
Autor: Omar Mauricio Cortés Ascencio
E-mail: omauricioplus@gmail.com

Resumo: El presente proyecto es una idea surgida a través del conocimiento del ciberespacio pero enfocada, aterrizada y modificada para que desde la Iglesia Católica se pueda brindar un servicio de conectividad para las comunidades menos favorecidas a través de la instalación de redes inalámbricas. De esta forma se logrará establecer una serie de Centros Comunitarios de Informática contectados en red, que brindarán telefonía y conectividad a internet a los lugares menos imaginados, incluso a través de la instalación de celdas solares. El proyecto está sustentado por la Wireless Networking in the Developing World, y que en América Latina está en coordinaci’on con el proyecto WiLAC, la fundación EsLaRed y el Instituto para la Conectividad de las Américas (ICA). Puede ser constatado en el sitio http://wndw.net
La experiencia que el autor de este Proyecto ha tenido a través del III Curso-Taller Tricalcar, en la Ciudad de Tlayacapan, Morelos en Marzo del 2008 le ha permitido encuadrar el proyecto como una viabilidad para la acción comunicativa de la Iglesia, pensando en la opción preferencial por los pobres y el deseo de llegar hasta los últmos.
Palavras-chave: Conectividad, Servicio, Sostenimiento, Dignidad, Tecnología.

Título: LA FORMACIÓN DE COMUNICADORES SOCIALES CON UN ENFOQUE DE INTERCULTURALIDAD
Autor: Pablo Espinoza Espinoza
E-mail: pjespino@pucp.edu.pe

Resumo: La ponencia asume el diálogo de culturas como una estrategia susceptible de ser aplicada a la formación de comunicadores sociales desde el ámbito universitario. Se desarrollan diversas aproximaciones al concepto de interculturalidad y se extraen criterios pedagógicos para la formación de profesionales de la comunicación. Las reflexiones recogen la experiencia docente y de acompañamiento de diez años de labor académica de la Facultad de Ciencias y Artes de la Comunicación de la Pontificia Universidad Católica del Perú. Particularmente se dialoga con la Especialidad denominada Comunicación para el Desarrollo.
Palavras-chave: diálogo intercultural, formación de comunicadores, criterios pedagógicos.

Título: AS JUVENTUDES E AS NOVAS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO
Autor: Clarissa Diniz Diógenes
E-mail: clarissadiogenes@gmail.com

Resumo: O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre a participação dos/as jovens na sociedade brasileira. Pensar os jovens de hoje como pessoas alienadas e passivas e que apenas a juventude das décadas anteriores era participativa e reivindicativa é um pensamento bastante saudosista e superficial em relação à atuação e lutas dos/as nossos/as jovens. Atualmente, não há mais necessidade de fazer passeatas contra um regime autoritário ou estar associado a algum partido político para ser considerado como um sujeito participativo. Os jovens de hoje buscam cada vez mais novas formas de participação, seja através da música, da dança ou da produção de comunicação. Este artigo analisa e apresenta a Revista Viração, uma publicação nacional produzida por jovens de todo o país interessados em discutir e transformar as diversas realidades.
Palavras-chave: juventudes, comunicação, Revista Viração.

Título: SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A INFOINCLUSÃO: UM DIREITO DE TODOS
Autor: Anelise Silveira Rublescki
E-mail: anelise_sr@hotmail.com

Resumo: Sob a ótica da Sociedade da Informação, o artigo pondera a faceta determinista das Tecnologias da Informação e da Comunicação, que naturalmente levariam a melhores condições de vida, emprego, saúde e desenvolvimento. Discute a convergência tecnológica no processo de digitalização dos meios, dos conteúdos e no surgimento de redes sociais. Questiona a ausência de marcos regulatórios e apresenta alguma das iniciativas do governo brasileiro para inclusão digital-social da população brasileira.
Palavras-chave: Sociedade da Informação – Convergência Tecnológica – Infoinclusão Digital

Título: O SAGRADO E O PROFANO: DO RITO RELIGIOSO AO ESPETÁCULO MIDIÁTICO
Autor: Jaime Carlos Patias
E-mail:mailto:jcpatias@hotmail.com

Resumo: Com a profunda mudança de época em curso, o modo de ser religioso está saindo da esfera protegida da instituição religiosa e da tradição, e se deslocando para a mídia, nova instância organizadora das relações sociais e comunitárias. Este trabalho, proposto para o eixo temático “Comunicação no diálogo das culturas”, no III Muticom, analisa a sobrevivência de elementos do rito religioso presentes na comunicação, não mais em seu sentido original, mas transformados em espetáculo, referenciais para a produção de novas práticas religiosas. Apoiado em pesquisadores do fenômeno religioso e da comunicação, nosso estudo procura evidenciar elementos característicos do ritual religioso na grade da programação televisiva visando compreender a busca de um re-encantamento, ainda que simulado, operado pela sociedade do espetáculo por meio das práticas midiáticas.
Palavras-chave: sagrado; profano; ritual; espetáculo; mídia.

Título: O PENSAMENTO DIALÓGICO E COMPREENSIVO NA CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS DE VIDA
Autor: Agnaldo José dos Santos
E-mail: pe.agnaldojose@uol.com.br

Resumo: O texto discute dois elementos fundamentais para a construção de uma história de vida em jornalismo — a teoria da ação dialógica e o pensamento compreensivo. Vamos trabalhar dois autores, Paulo Freire e Edgar Morin, cujos pensamentos ajudam o jornalista e escritor de histórias de vida a narrar a realidade sob os signos do diálogo e da compreensão. Muitos repórteres ainda não conhecem esses elementos que podem constituir uma história de vida. Por isso, seguem o discurso cartesiano, que privilegia a razão em detrimento da emoção, a relação vertical em vez da relação horizontal, sujeito a sujeito. Isso tem gerado histórias pobres, vazias e reprodutoras da mesmice do factual, presente em muitos setores da mídia. Muitos profissionais estão acomodados com o lead e os roteiros pré-elaborados nos computadores, prontos para serem preenchidos por meio do telefone ou internet, na própria redação, sem a imersão na realidade. As propostas de Paulo Freire e Edgar Morin para os narradores da realidade possibilitam o desabrochar de uma história que toca o leitor e transforma o ambiente social do caos no cosmos.
Palavras-chave: teoria da ação dialógica, pensamento compreensivo, histórias de vida.

Título: A PSICOLOGIA SOCIAL VAI AO CINEMA NO BRASIL: PARA PENSAR A RELAÇÃO ENTRE A ÉTICA E A ESTÉTICA
Autor: Márcia Pereira Pedroso
E-mail: marcia-pp@hotmail.com

Resumo: Este ensaio busca acompanhar a trajetória do cinema produzido no Brasil desde o período do “Cinema Novo” até o período da “Retomada” e pensar sobre sua diversidade, buscando problematizar suas diferentes fases de desenvolvimento, a partir da relação entre seus contextos, suas técnicas de produção, suas propostas estéticas e a percepção sobre o impacto ético-político dessas obras. Deste modo, discute-se aqui a ética e estética da comunicação sobre a perspectiva de como a cinematografia veicula o sofrimento e a miséria em nosso país. Toma-se para tanto, a estética como fundamento expressivo do valor ético, como parte do próprio argumento, que pode ser uma amálgama de conteúdo – ética – e forma – estética. O objetivo é explorar o campo, recortando e costurando os posicionamentos de estudiosos e cineastas importantes para, ao fim da discussão, propor algumas reflexões.
Palavras-chave: cinema, ideologia, ética.

Título: COMUNICAÇÃO E CULTURA NAS TELEVISÕES CATÓLICAS EM AMBIENTES MIDIÁTICOS
Autor: Marlson Assis de Araújo
E-mail: marlson@uol.com.br

Resumo: Neste artigo faço um diálogo interdisciplinar, entre as ciências da religião, a teologia e as ciências da comunicação, apresentando uma tipologização das televisões católicas no Brasil em ambientes midiáticos, constatando nelas um catolicismo confessional e fragmentado (tradi-institucional, pentecostal e mariano), pobre no diálogo com a sociedade e a sua cultura, às quais pretendem influenciar e transformar. É uma análise semiótica e ao mesmo tempo propositiva, da mídia televisiva católica, suas configurações, limites e contribuições, para a construção de um espaço público – via televisão - com características cidadãs, que favoreça um debate nacional sobre a construção de um Brasil melhor.
A religião possui capital imaterial ou simbólico, capaz de possibilitar ao ser humano redescobrir-se como sujeito do processo comunicacional, de modo que a comunicação deixe de ser funcionalista e ideologia a serviço de um sistema regido por aparelhos (Vilém Flusser), e passe a ser criadora de vínculos, de fraternidade, de solidariedade e de compromissos com a construção de uma humanidade mais feliz. Nesta tarefa, as televisões religiosas, e entre elas, as católicas, tem um papel irrenunciável na constituição da cultura contemporânea.
Palavras-chave: Televisões Católicas – Ambientes midiáticos - Secularização - Aparelho e funcionários – Cidadania.

Título: HACIA UNA TELEVISIÓN PÚBLICA PARA LA INFANCIA Y LA JUVENTUD
Autor: Adrian Lázaro Baccaro
E-mail: mailto:adrianbaccaro@yahoo.com.ar

Resumo: El desarrollo digital habilitará en los próximos años la posibilidad del uso de nuevas frecuencias de radiodifusión de carácter gratuito que pueden ser distribuidos de manera más democrática entre actores sociales, estatales y privados. En este contexto resulta prioritario que las Organizaciones de la Sociedad Civil confluyan en movimientos asociados para la promoción integral de los derechos humanos incluidos los derechos a la comunicación, la información y la cultura, con el fin de hacer frente a las pretensiones hegemónicas de los grupos multimediales que propugnan mayores niveles de concentración.
Un ámbito de particular importancia es el que vincula los derechos de los niñ@s con los medios, la comunicación y la cultura. La experiencia concreta desarrollada por organizaciones argentinas que confluyeron en una Cumbre Mundial de Medios para Niños y Adolescentes Río de Janeiro en 2004, y que logró catalizar en un movimiento que continúa hasta hoy en Argentina, ha logrado que se incluya en un nuevo Proyecto de Ley de Servicios de Comunicación Audiovisual todas sus demandas. Hoy el objetivo de una televisión pública específicamente dirigida a niños y jóvenes se constituye en una prioridad y las organizaciones sociales deben vigilar su implementación y desarrollo según los parámetros de medios de calidad.
Palavras-chave: Televisión Pública – Infancia y Medios- Políticas Nacionales de comunicación – Derechos de los Niñ@s – Organizaciones de la Sociedad Civil

Título: VECINOS LEJANOS: AS REPRESENTAÇÕES DO MERCOSUL NO JORNAL NACIONAL
Autor: Mariane Selli
E-mail: mailto:marianeselli@yahoo.com.br

Resumo:Considerando um sistema informacional que opera de maneira desigual no mundo, este trabalho investiga os fluxos de informações assimétricos entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, assim como os reflexos destas operações no contexto de um bloco econômico constituído por países subdesenvolvidos. Para tanto, foram delimitados o Mercado Comum do Sul, Mercosul, e seus países membros para buscar verificar a situação atual dos fluxos entre países não hegemônicos, as maneiras com que são estabelecidas as trocas e o papel dos meios de comunicação – mais especificamente do jornalismo – enquanto fonte de informação referencial e legítima. Ou seja, se são repetidas na microesfera as circunstâncias da macrorealidade. A relação da teoria com a prática foi feita a partir de uma análise que combinou técnicas quantitativas e qualitativas, a fim de observar a construção da editoria internacional do Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão. Um programa cujo sinal atinge quase todo o território do país e, portanto, possui papel importante na construção da visão de mundo dos brasileiros.
Palavras-chave: Fluxos de informações no mundo. Fluxos de informações entre países. Jornalismo. Televisão. Representações.

Título: DESAFIOS METODOLÓGICOS NO ESTUDO DA MÍDIA
Autor: Giordano Larangeira Dias
E-mail: giordano.dias@gmail.com

Resumo: O presente trabalho almeja discutir questões acerca da complexidade da mídia como objeto de estudo científico, enfatizando a relevância dos estudos midiáticos e apresentando referenciais metodológicos que podem ser úteis em pesquisas científicas que se propõem a ter a mídia como foco de estudo e investigação. A justificação para apresentá-lo como contribuição ao “Mutirão da Comunicação”, no eixo “Novos processos de comunicação nos diferentes atores sociais”, deve-se ao fato de serem escassos os recursos disponíveis para se realizar com eficiência uma análise crítica, ideológica e ética das formas simbólicas na mídia. O trabalho objetiva também demonstrar de que maneira os referenciais metodológicos foram empregados em uma situação real de pesquisa, transcorrida entre os anos de 2005 a 2008, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul (GUARESCHI, 2008). A pesquisa em questão tinha como proposta analisar diversos aspectos do fenômeno televisivo no Brasil e estudar de forma rigorosa e ampla os cinco programas mais assistidos das cinco emissoras mais relevantes no cenário da televisão brasileira
Palavras-chave: Metodologia, Mídia, Formas Simbólicas, Comunicação

Título: CONVIVENCIA QUECHUA-ESPAÑOL Y DOMINIO LINGÜÍSTICO SINTÁCTICO EN ALUMNOS DEL SEGUNDO CICLO DE PRIMARIA DE HUANCAYO
Autor: Gaspar Orellana Méndez y Ana Vilcapoma Ignacio
E-mail: mailto:gaspar-50@hotmail.com

Resumo: La investigación pretende demostrar el efecto de la convivencia quechua- español en el dominio lingüístico sintáctico en alumnos del II ciclo de educación primaria de Huancayo-Junín. Para tal efecto se aplico la aprueba de redacción escrita en español y oral en quechua de cuentos narrados por el docente a una muestra de 76 estudiantes varones y mujeres del 3º y 4º grado de primaria, agrupados en nivel de convivencia fuerte, moderado y débil, que se estableció a través de un cuestionario ad hoc de convivencia del quechua-español. A un nivel de confianza del 0,05 se encontró en los alumnos del II ciclo de primaria que cuando el nivel de convivencia de esta legua es mayor, los resultados lingüísticos mejoran (t=2,281, 2,640 y 3,480). Esta diferencia se presentó en el cuarto grado solo en la comparación del nivel de convivencia fuerte con el débil (t=2,36). Los logros lingüísticos sintácticos no son diferentes en el español escrito en el cuarto grado ni en todo el II ciclo (3ro. y 4to. Grado). El estudio demuestra que la mayor convivencia del quechua y español afecta favorablemente los dominios lingüísticos sintácticos del quechua oral y no en español escrito, siendo más notoria en el quechua oral y en el tercer grado, que en el español escrito y en el cuarto grado. La correcta e intensa enseñanza aprendizaje del quechua y español afectará favorablemente la sintaxis de estas dos lenguas.
Palavras-chave: Convivencia de lenguas, dominio sintáctico, quechua y español, educación primaria.

Nenhum comentário: