sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009


Os professores receberam nota zero; cadê as questões?!?!

Moacir Japiassu (*)

É quase certo que no
carnaval escreverei
um poema de amor.
(Álvaro Alves de Faria no seu blog)


Os professores receberam nota zero; cadê as questões?!?!
A considerada Ignez Ferreira Mendes, psicóloga em São Paulo, ficou perplexa com esta notícia da Folha de S. Paulo:

1.500 professores "nota zero" vão dar aulas em SP

Cerca de 1.500 professores que tiraram zero em uma prova de seleção do próprio governo estadual de São Paulo poderão lecionar neste ano na rede.

O exame foi promovido pela Secretaria da Educação do governo José Serra (PSDB) com a intenção de selecionar 100 mil docentes temporários. 214 mil pessoas se candidataram.

Os 1.500 professores "nota zero" vão poder dar aulas porque uma decisão liminar (provisória) da 13ª Vara da Fazenda Pública suspendeu os resultados do exame, de 25 testes, realizado em dezembro passado.

Ignez estranhou:

"Como é que um professor tira zero num teste de habilitação e mesmo assim vai ensinar à meninada? Ensinar o quê? Se nada sabe, nada poderá transmitir."

Janistraquis concorda, porém acusa uma falha crucial na matéria publicada pela Folha e pela mídia em geral de todo o país e do mundo inteiro:

"Considerado, por que não publicaram as questões do teste? O que havia de tão difícil?"

******

Coisa de índios
O considerado Roldão Simas Filho, diretor de nossa sucursal em Brasília, cuja sede situa-se a poucos metros de onde se deu o vexaminoso encontro de Lula-mais-Petúnia com 4 mil bocós de todo o país, num espetáculo de baixíssima politicagem, pois Roldão, que anda cada vez mais antenado, comunicou à coluna:

Escutei hoje, 11/2, às 7h30, no final do Jornal da Band - noticiário diário transmitido em cadeia radiofônica de 7h à 7h30 -, a notícia sobre o jovem com deficiência mental que teria sido morto por cinco índios kulinas no município de Envira (AM), em seguida esquartejado e partes de seu corpo comidas pelos indígenas. O locutor falou em carnibalismo. Deve ter confundido com o termo carnívoro. Só pode ser isso.

É verdade, Mestre Roldão, o elemento confundiu-se todo.

(E para completar a notícia sobre o pantalifúsio episódio, Janistraquis leu num blog altamente suspeito que um dos comensais, mesmo depois de um interrogatório “vivaz”, declarou-se inocente: “Só bebi um pouco do caldo”, confessou o índio.)

******

Bichos no poder
Veteranos da Faculdade de Veterinária de Leme (SP) torturaram e quase mataram um calouro, a quem deram um banho de bosta e despejaram-lhe goela abaixo um litro de cachaça ordinária. O rapaz foi hospitalizado. Janistraquis acompanhou o caso e ficou impressionadíssimo:

“Considerado, nem n‘A Revolução dos Bichos, de George Orwell, na qual foi escrito o mandamento 'nenhum animal matará outro animal sem motivo', nem ali se viu coisa igual. Em Leme, os animais simplesmente tomaram conta da Faculdade de Veterinária!!!”

******

Álvaro Alves de Faria
Esse que é conhecido como o mais português dos poetas brasileiros inspira-se na mais brasileira das paixões, depois do futebol, é claro, e discorre sobre alguns de seus temas prediletos: o amor sem destino, os versos de silêncio. Leia a íntegra de Carnaval V no blog do poeta, postado na epígrafe.

******

Barba & bigode
A considerada Maria Eugenia Correa Lima, do Rio de Janeiro, envia do seu posto de observação nalgum lugar do país:

Aí vai a marchinha do Pacotão 2009. Agora, é só esperar o Carnaval.

(Aos amigos que não moram em Brasília, informo que o Pacotão é um bloco que todos os anos faz críticas aos absurdos do governo; é um bloco de protesto.) A letra:

Perereca de bigode
Autor e intérprete: Joka Pavaroti

Estão maquiando a Dilma
Pra enganar o povão
O Lula gritou Eureca!
Quem comeu Sapo
Engole Perereca!

Eu acho que vai dar bode
Dilma não tem barba
Mas pode ter bigode!

Eureca! Eureca!
Quem comeu sapo
Engole Perereca! (BIS)

******

Suplente de vereador
Janistraquis, que até já sonhou em ser viúva de desembargador para receber milionária pensão e amenizar os infortúnios da velhice, agora deseja com ardência ser suplente de vereador em Aracaju (SE):

"Considerado, deu na coluna do Claudio Humberto que esses felizardos ganham R$ 9.288,04 por mês. E tenho quase certeza de que um suplente de vereador em Aracaju não precisa nem saber ler...".

******

Votos de leitores
Deu no Meio&Mensagem, com informações extraídas do blog de Claudia Trevisan, no Estadão:

Governo do Brasil anuncia em revista dos EUA

O governo brasileiro veiculou um anúncio de dez páginas na edição atual da revista norte-americana Foreign Affairs, na qual expõe os projetos e ações da gestão administrativa do presidente Luís Inácio Lula da Silva, visando promover, econômica e politicamente, o Brasil no cenário internacional.

O encarte publicitário foi financiado pelo BNDES, pela Petrobrás, Embratur e por um grupo de empresas privadas e traz, em meio aos textos, fotos e imagens de autoridades políticas, como do próprio presidente Lula, do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e, com grande destaque, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - nome mais cotado para disputar as eleições presidenciais de 2010 pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Li em voz alta e depois me saltou da boca este comentário:

“Que absurdo! Em plena crise um bando de irresponsáveis resolve jogar dinheiro no lixo...”.

Janistraquis, que ao lado extraía um bicho-de-pé com a ponta do canivete, protestou:

“Não seja intolerante e burro, considerado; você não percebe que o PT está a fim de conquistar pra dona Petúnia os votos dos leitores da revista americana?” (Leia a íntegra aqui)

******

E os ateus?!?!?!
Saiu no indispensável Consultor Jurídico:

Zveiter assume TJ do Rio e manda retirar crucifixos

Luiz Zveiter, o novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, já chegou ao tribunal fazendo barulho, como era esperado. Mal tomou posse e já determinou a retirada dos crucifixos espalhados pela corte e desativou a capela. Zveiter, que é judeu, quer fornecer um espaço para cultos que atenda a todas as religiões.

Janistraquis acha que Sveiter, muito conhecido porque comandou a Justiça esportiva, está querendo fazer média com todas as torcidas:

“Ora, considerado, esse negócio de fornecer espaço para cultos é conversa fiada; um tribunal sério não tem que fazer isso e quem quiser rezar que vá pra sua igreja e deixe os ateus em paz!!!”

******

Cunha-Paraty
O considerado Lourival Gomes de Oliveira [01/02/2009 - 21:21] (Freelancer), postou na área de comentários:

Caro Japiassu. Gostaria que você escrevesse alguma coisa sobre a estrada Cunha-Paraty. Abraços. Vavá.

A estrada é excelente até a divisa com o Rio, ó Vavá, mas aí começa a horripilante descida. São apenas 8 quilômetros que acabam com o freio do carro, pois é impossível, pelo menos para motoristas comuns, enfrentar aquilo sem o pé lá embaixo. E é bom torcer para não vir nenhum ônibus ou caminhão, pois há o risco de nos transformarmos em notícia...

Os moradores de Cunha se dividem quanto à anunciada reforma da pista; uns acham que vai ser uma beleza, outros acreditam que o movimento de turistas destruirá a paz dos sítios. Janistraquis acha que a estrada, atualmente interditada, para ficar boa mesmo só precisa piorar um pouco mais.

******

Nota dez
O considerado Sérgio Augusto, longe, longe, o melhor jornalista cultural do Brasil e também nosso mais brilhante crítico de cinema, escreveu no Caderno 2 do Estadão:

Um minuto de silêncio precedeu o jogo do Flamengo contra o Volta Redonda, domingo passado, pelo Campeonato Carioca. Quantos dos presentes no Maracanã conheciam, ainda que vagamente ou só de nome, Antonio Moniz Vianna?, perguntei-me ao saber da homenagem, seguro de que jamais teria uma resposta satisfatória.

Moniz Vianna, morto na madrugada do último sábado de janeiro, aos 84 anos, não era uma celebridade, apenas um dos mais ilustres torcedores do Flamengo, sua maior paixão depois do cinema. Célebre ele fora em décadas passadas e famoso há de ficar como o primeiro crítico de cinema brindado com um minuto de silêncio no Maracanã.

Leia no Blogstraquis a íntegra do texto desse Mestre botafoguense cujo talento é infinitamente maior do que vários maracanãs e engenhões juntos.

******

Errei, sim!
“COISA DE JAPONÊS – Legendaça de cinco colunas no suplemento Carro e Moto, do Jornal do Brasil: ‘Com formato estreito e largo, o Honda Accord incorpora os progressos...’, e seguiu acelerando até o fim da página.

Intrigado, Janistraquis consultou o repórter Zé Luiz da Trena, aquele das transmissões da Rede Bandeirantes, e informou:

‘Considerado, o Honda Accord deve ser realmente um fenômeno da indústria automobilística, porque, até o aparecimento dele, jamais um carro foi, ao mesmo tempo, estreito e largo’. E completou, com admiração: ‘Esses japoneses...’”. (junho de 1991)

Colaborem com a coluna, que é atualizada às quintas-feiras: Caixa Postal 067 – CEP 12530-970, Cunha (SP), ou japi.coluna@gmail.com.

(*) Paraibano, 66 anos de idade e 46 de profissão, é jornalista, escritor e torcedor do Vasco. Trabalhou, entre outros, no Correio de Minas, Última Hora, Jornal do Brasil, Pais&Filhos, Jornal da Tarde, Istoé, Veja, Placar, Elle. E foi editor-chefe do Fantástico. Criou os prêmios Líbero Badaró e Claudio Abramo. Também escreveu nove livros (dos quais três romances) e o mais recente é a seleção de crônicas intitulada “Carta a Uma Paixão Definitiva”.

Nenhum comentário: