sexta-feira, 3 de outubro de 2008






Gatos que fazem a diferença

Moacir Japiassu (*)

Não sou mais o homem
do interior, sou
o homem do mundo.
(Bueno de Rivera in Mundo Submerso, Rio, 1944.)

Gatos que fazem a diferença
O considerado José Truda Júnior, que do alto de seu minarete em Santa Tereza acompanha os esbarrões e derrapadas desta vida, leu no Globo Online, sob o título Pit stop desastroso prejudica Massa:

-- No primeiro pit stop, a Ferrari liberou o carro antes da hora. Massa arrancou e a mangueira de combustível ficou presa ao veículo.

-- Alonso volta vencer GP noturno de Cingapura. 'É difícil de aceitar', diz brasileiro.

Truda garante que, embora sejam todos pardos à noite, existem alguns gatos capazes de fazer a diferença:

Dou total razão ao Felipe Massa. Mais ainda, acredito que até para o próprio Fernando Alonso é impossível aceitar a idéia de que tenha voltado a vencer o GP noturno de Cingapura, realizado pela primeira vez na história do automobilismo!

Janistraquis até se conforma com a façanha do piloto espanhol, “novamente vencedor” da única edição de um GP, mas não consegue engolir o obtuso hábito paulistanês de comer a preposição a; aqui por esses lados, tanto “Alonso volta vencer”quanto a eleição ocorre “daqui três dias”. É de doer.
******

Miss Freirinha
Janistraquis e o considerado editor do UOL Tablóide lamentaram profundamente a decisão do padre italiano Antonio Rungi, que cancelou o concurso de "Miss Freirinha".

O ousado sacerdote havia anunciado o concurso na internet, convocara noviças e veteranas entre 18 e 40 anos, mas desistiu "momentaneamente", por causa das críticas que recebeu.

Desconsolado, meu assistente prometeu iniciar poderosa novena ao Menino Jesus de Praga para que o "momentaneamente" passe depressa:

"Considerado, imagine como será o desfile de biquíni!"
******

Coisa finíssima
Sob o chapéu Eleições 2008 / coligações, a Folha de S. Paulo resumiu a suruba:

PT e PSDB são aliados em mais de 1.000 municípios
-- Dobradinha PT-DEM registra o maior crescimento em relação a 2004, 41,9%

-- Na eleição municipal, petistas estão aliados com PSDB, DEM e PPS, partidos de oposição a Lula, em 41,2% das 5.563 cidades

Janistraquis acha fenomenoso o desprendimento do partido que nasceu para enterrar “alianças espúrias” e ensinar o país a se comportar, porém explica-se: o PT se revelou simples espelho da politicagem e esta faz divisa com todas as infâmias.

(Aqui em Cunha o partido do qual Lula é presidente honorário fez aliança com o DEM.)
******

Frase da semana
Como diz o genial frasista Joelmir Beting, depois da tempestade vem a inundação.
******

Mãe de Deus
Querençoso como o carcará do sertão, Janistraquis assim falou sobre a provável derrota de Geraldo Alckmin à prefeitura paulistana:

“O ex-governador está apto a se considerar um cristão eleito para a glória dos céus; católico como é, agora poderá dedicar todo o tempo do mundo à adoração da Virgem Maria.”
******

Boxe animado
O considerado Ismar Leonard Andrade, professor de inglês no Rio de Janeiro, elege Delano Vaz, do Canal 73 (HBO) da Sky, o narrador esportivo mais divertido da televisão:

“O rapaz, que é locutor de lutas de boxe, deve viver há anos e anos nos EUA e, certamente por isso, esqueceu muito da língua portuguesa (se é que antes sabia mesmo alguma coisa); utiliza palavras inexistentes em nosso idioma e ainda faz uma confusão infernal ao narrar os combates, porque desconhece os golpes; assim, o direto se transforma em gancho ou cruzado e o uppercut, aquele que pega o adversário na ponta do queixo, às vezes tem nome, às vezes não tem.”

Janistraquis acha que você está sendo injusto com o rapaz, ó Ismar. Delano é o único narrador que não deixa a gente cochilar durante as lutas exibidas de madrugada; com gritos repentinos e assustadores, desperta qualquer um da letargia.
******

Cem por cento
O considerado Nei Duclós, que é poeta mas não vive no mundo da lua, como dizem dos poetas, escreveu na área de comentários:

Impressionante. O Lula está quase chegando aos níveis de popularidade do Sadam Hussein, Stroessner e Idi Amin Dada, que eram de cem por cento.
******

Uno escalador
O considerado Richard Jakubaszko, jornalista em São Paulo, lia noticiário da Agência Estado no IG e encontrou esta preciosidade sob o título Quadrilha faz 19 reféns em Guarulhos:

Dezenove funcionários da metalúrgica Deluma, no bairro de Cidade Satélite, em Guarulhos, na Grande São Paulo, ficaram sob a mira de revólveres por mais de uma hora no início da madrugada deste sábado.

Quatro bandidos, todos encapuzados, invadiram a empresa à 0h15 usando o próprio veículo, um Fiat Uno verde, para escalar o muro e ter acesso ao pátio, onde um segurança, que trabalha desarmado, foi rendido.

Jakubaszko ficou encantado com a maravilha da moderna tecnologia:

O Fiat Uno dos amigos do alheio escala até muro! Quero um desses pra me divertir por aí...
******

Bueno de Rivera
Leia no Blogstraquis a íntegra do poema intitulado O Homem do Mundo, cujo fragmento encima a coluna. O autor, químico, jornalista e radialista, foi um dos melhores poetas da chamada Geração de 1945. Publica-se o poema juntamente com a apresentação do escritor mineiro Paschoal Motta.
******

Acordo ortográfico
De Janistraquis, que passou a manhã de hoje disposto a provocar:

“Deve ser uma sensação esquisitíssima você assinar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa sem conhecer o acordo anterior...”
******

Hermetismo da pomba
Saiu na capa do UOL a chamada que Janistraquis considerou a mais hermética desde Alastra-se o mistifório, publicada num grandevo Estadão:

New York Times Na Bolívia, um crítico croata é mostrado de modo adverso
******

Coisa vagabunda
O computador do Janistraquis é tão ruim, mas tão ruim, tão ultrapassado, que quando você clica para preservar os textos ele não avisa que “o word está salvando...”, mas “o word está tentando salvar...”
******

Erro no verso
O considerado Roldão Simas Filho, diretor de nossa sucursal no Planalto, de cujo banheiro, em subindo-se no vaso sanitário, dá pra ver dona Dilma a arrancar os presentes das mãos das secretárias em festa, pois Roldão reprovou a incursão do Correio Braziliense pelo universo poético do bruxo do Cosme Velho:

Pensar, caderno C, página 4: Na transcrição do soneto "O Desfecho" de Machado de Assis a águia que devora o fígado de Prometeu virou 'água'... (A primeira referência no Google a esse soneto está errada. Foi copiada sem atenção).
******

Safadeza antiga
Deu na Folha de S. Paulo:

Biólogo encontra formiga que viveu com os dinossauros

Impressionado, Janistraquis comentou:

“Considerado, sempre falaram mal da cigarra, que seria de uma estroinice condenável, mas na verdade foi a tão badalada formiga que passou a longa existência na maior pândega com os dinossauros de trombas indecentemente avantajadas!”

Alertei meu assistente de que dinossauro não tinha tromba, mas os mamutes, e ele não deu o braço a torcer:

“Aí é que está, considerado; a safadeza começou quando aquele mamute enorme ajudou a formiguinha a atravessar o rio e, quando ela agradeceu, ele respondeu: ‘muito obrigado o cacete! Vá tirando a calcinha...’. Nasceu naquele dia a sem-vergonhice e a partir de então a formiga deu pro mamute, que é bisavô do elefante, pro dinossauro e até pro brotonsauro.”
******

Nota dez
O considerado José Nêumanne, que sabe das coisas da política, escreveu no Estadão:

(...) Até agora a história eleitoral brasileira registra raríssimos casos de transferência de votos bem-sucedida, mas pode ser que – no auge da glória em seu segundo mandato, outra coisa rara – o chefe do governo quebre mais esse tabu e consiga convencer aquele que votaria nele a sufragar o nome de sua ex-ministra do Turismo.

Ainda assim, seria aconselhável que dona Marta do PT desse atenção ao fato de que seu padrinho perdeu todas as eleições em que disputou votos no maior município do País, entre elas a última, em que enfrentou o mesmo Geraldo Alckmin, adversário dela hoje. São Paulo fica muito longe de Garanhuns.

Leia no Blogstraquis a íntegra do artigo segundo o qual está difícil relaxar e, muito menos, gozar.
******

Errei, sim!
“QUEM DÁ MAIS – Manchetona do Caderno Copa 94 da Folha de S. Paulo: Olimpíada gay lota hotéis em Nova York. Janistraquis certamente comprará briga com o Grupo Gay da Bahia ao fazer esta perversa observação: ‘Considerado, quem diria, uma olimpíada de baitolas... Deve ser para premiar aquele que der mais.”. (julho de 1994)

Colaborem com a coluna, que é atualizada às quintas-feiras: Caixa Postal 067 – CEP 12530-970, Cunha (SP), ou japi.coluna@gmail.com.

(*) Paraibano, 66 anos de idade e 46 de profissão, é jornalista, escritor e torcedor do Vasco. Trabalhou, entre outros, no Correio de Minas, Última Hora, Jornal do Brasil, Pais&Filhos, Jornal da Tarde, Istoé, Veja, Placar, Elle. E foi editor-chefe do Fantástico. Criou os prêmios Líbero Badaró e Claudio Abramo. Também escreveu nove livros (dos quais três romances) e o mais recente é a seleção de crônicas intitulada “Carta a Uma Paixão Definitiva”.

Nenhum comentário: