sexta-feira, 5 de setembro de 2008






O Jornal Nacional e a queda a prestações

Moacir Japiassu (*)

Na obscuridade extrema
os olhos de lince
desejam a presa
(Talis Andrade in Desmame)

O Jornal Nacional e a queda a prestações
O considerado Marco Antonio Zanfra, assessor de imprensa do Detran de Santa Catarina, veterano jornalista que enxerga longe e escuta melhor ainda, despacha de seu refúgio ecológico na Praia da Joaquina:

Falando sobre a criança de um ano e meio que caiu da janela de um apartamento do terceiro andar, em Recife, o repórter disse no Jornal Nacional que ela teve a queda "amortizada" pela fralda e, por isso, sobreviveu.

Demorei um pouco - os anos vão-se acumulando e vamos ficando mais lentos - mas acabei acompanhando o raciocínio do repórter; se a queda se deu em duas etapas, da janela ao muro e do muro ao chão, nada mais lógico concluir que foi uma "queda a prestações".

E, como tudo feito a prestações normalmente inclui juros, o repórter pensou no acidente como uma grande operação financeira e acrescentou por sua conta a amortização, provavelmente tentando evitar que o garoto tenha prejuízos pecuniários mais tarde.

Mas, no fundo, o que importa é que, com a queda amortizada ou amortecida, a criança sobreviveu.
******

Mundo da lua
O considerado Álvaro Larangeira, professor de jornalismo, envia página do jornal Sul Brasil, de Chapecó (SC), na qual estabaca-se a incendiária manchete: Caminhão é parado pelos bombeiros em chamas.

Mesmo habituado às excentricidades da imprensa, Larangeira (http://nomundodaluanews.blogspot.com) ficou pasmo:

Imagina o susto do motorista ao ser parado pelos bombeiros em chamas. Serão primos do Tocha Humana ou uma forma menos onerosa para iluminar e sinalizar rodovias?

Janistraquis, que também vive no mundo da lua, se lembrou imediatamente de Canção de Fogo, personagem da literatura de cordel, mas depois verificou que uma coisa não tinha nada a ver com a outra.
******

Novos livros
Leia no Blogstraquis a íntegra do poema cujo fragmento encima a coluna. Insere-se em Os Herdeiros da Rosa e a este se juntam, desde o último domingo, mais três livros lançados em Recife pelo considerado Mestre Talis Andrade: A Partilha do Corpo, Cavalos da Miragem e O Enforcado da Rainha.
******

Ministro de doer
Janistraquis fez um balanço de todas as atitudes vexaminosas do ministro da Justiça, incluindo esta de agora, diante da “maleta de grampo” da Abin, e concluiu, com um suspiro:

“Considerado, Tarso Genro é apenas e simplesmente um Armando Falcão piorado.”

Concordo. Se vivo fosse, Mussum seria notável substituto para Sua Excelência.
******

Seguro vagabundo
A considerada Mirthes Guimarães Gonçalves, arquiteta carioca, escreve em meio aos perigos de Copacabana:

“É abominável a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que determina o não pagamento de seguro de vida à viúva do motorista que dirigia embriagado. Ora, não se pode considerar acidente automobilístico como suicídio! E muito menos se deve esquecer que o morto pagou as parcelas do seguro que comprou. Essa não é uma atitude de verdadeiros jurisconsultos!”

É o que Janistraquis sempre diz e repete, ó Mirthes: nós, veteranos jornalistas, somos de um tempo em que juízes tinham ilibada reputação e notório saber; hoje não é mais assim.

E por falar em Justiça, a Eleitoral proibiu que o programa de Paulo Maluf utilize o lema “relaxa e goza”, lançado aos ventos e aos passageiros por Marta Suplicy durante a crise que paralisou os aeroportos. Ora, se nenhuma besteira prescreve, como os leitores desta coluna estão carecas de saber, por que não se pode recordar a “receita” da então ministra do Turismo? Trata-se de um ato de censura, é claro.
******

Muito péssimo
A considerada Paula Calloni, jornalista paulistana, passava os olhos pelo UOL e encontrou esta chamada para a coluna de Lauro Jardim:

Queda de ibope das novelas da Record piora mais

Paula estranhou “ibope” como sinônimo de medida de audiência, mas implicou mesmo com a expressão “piora mais”:

Então devo deduzir que dizer ou escrever "mais pior" está certo? Algo pode "piorar mais" ? Ainda mais se tratando de uma queda?

Agora deu nó no Tico e Teco - os apelidos dos meus dois neurônios!!

Janistraquis até que aceita ibope, assim como gilete, maisena, etc.; todavia, “piora mais” é parecido com “muito péssimo”.
******

Enfia o dedo e roda
O considerado Ivan Marcos Machado, repórter policial do Jornal de Jundiaí, envia coluna publicada no concorrente, Bom Dia Jundiaí, coluna que deixou a cidade de boca aberta e pernas cruzadas. Assinada por um certo “Dr. Lister”, Sexo Sem Mistério meteu o seguinte texto sob o título Estimulação anal em homens causa polêmica:

Mesmo entre os especialistas existe discussão sobre a estimulação anal masculina no ato sexual, popularmente conhecida como 'fio terra'. Alguns autores acreditam que seja apenas uma técnica de excitação que alguns homens lançam mão no ato sexual. Outros defendem que seja um comportamento homossexual latente que mais tarde se desenvolveria...

E o penetrante texto do Dr. Lister segue por aí abaixo. Janistraquis, elemento desprovido de quaisquer preconceitos pequeno-burgueses, lembrou que Lister só precisa de um c para virar clister:

“Com esse nome, o doutor deve entender mesmo do assunto, né, considerado? E a propósito dessas coisas fesceninas, vou saber do Fabinho o que ele quis realmente dizer quando examinou o computador e mandou a gente instalar um fio terra!!!”
******

Turista desaparecido
A considerada Rebecca Fontes, assessora de imprensa em Fortaleza, envia de seu inviolável paraíso com vista para as areias encantadas da praia de Iracema:

Saiu no jornal O Estado, aqui da capital do Ceará, sob o título Polícia acha turista desaparecido:

O português aposentado, Manuel Pinto Rodrigues, 78, que estava desaparecido desde o último dia 23 após ter desembarcado em Fortaleza por engano foi encontrado na manhã de ontem na Praça do Ferreira, por um taxista que o levou até a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotu).

Manuel Pinto seguia de Portugal com destino a Belém do Pará, onde reside. O vôo fez uma escala em Fortaleza e o português desembarcou pensando estar em sua cidade natal.

Rebecca acha que tem português demais nessa história; afinal, se seu Manuel veio da cidade natal para Belém, como é que iria desembarcar em Fortaleza pensando estar em sua cidade natal?!?!?!
******

Pra boi dormir
O considerado Jefferson de Almeida Ramos, comerciante em São Paulo, despacha de sua papelaria/livraria no bairro de Moema:

Na polêmica que vocês tiveram sobre a veadagem, a melhor e mais lúcida frase foi escrita pela comentarista Katia Visentainer:

“(...) Até porque a ciência já provou que o homossexualismo não é uma opção, é uma disposição genética. Afinal de contas, será que alguém de livre e espontânea vontade escolheria ser gay? Passando por tanto preconceito que se inicia dentro da própria família?”

Esta é que é a verdade nua e crua; “opção sexual”? Conversa pra boi dormir...
******

Refresco fervente
O considerado Roldão Simas Filho, diretor de nossa sucursal no DF, de cuja área de serviço é possível flagrar a multidão de arapongas a trabalhar a serviço do Palácio do Planalto, pois Roldão releu o Correio Braziliense de 6/8, para organizar seu implacável arquivo, e separou o seguinte texto sob o título DF completa 100 dias sem chuva:

Ontem a umidade relativa do ar chegou a 22% [...] O desenhista Márcio Carvalho, 33 (foto), que patina todos os dias no Parque da Cidade, precisou reforçar a hidratação. 'Bebo três litros de água por dia e mesmo assim há três meses o meu corpo vem sentindo os reflexos da secura. Sempre que possível também me refresco nos vapores d'água', disse ele enquanto tomava um jato de vapor em uma das máquinas do parque.

Impressionado, Roldão anotou:

A água passa do estado líquido para o gasoso (vapor) a 100ºC. Ninguém consegue refrescar-se com vapor d'água. Isso causaria graves queimaduras no corpo. [A foto mostra o patinador se refrescando com água borrifada pela tal 'máquina'.]
******

Nota dez
Dezessete considerados leitores elegeram editorial da Folha de S. Paulo, que diz:

O ACALORADO debate em torno da demarcação das terras indígenas no Brasil seria menos belicoso se o Itamaraty tivesse se recusado a endossar, no ano passado, a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. O documento contém disposições que afrontam a Constituição brasileira e, portanto, não têm força de lei interna. Serve, contudo, para confundir a discussão.

O acervo constitucional brasileiro não abriga o conceito de "povos" nem de "nações" indígenas. A lei fundamental admite apenas uma nação, um território e uma população, a brasileira.

O texto da ONU, no entanto, trata os "povos indígenas" como sujeitos universais de direitos e vai além: prescreve, no artigo 3º, a sua "autodeterminação". Esses povos, continua o documento, "determinam livremente sua condição política".

Leia no Blogstraquis a íntegra do texto que percorre os caminhos da Serra do Sol
******

Errei, sim!
“MAESTRO A PÉ – Do nosso arquivo recente Janistraquis extraiu esta pérola carnavalesca publicada no jornal paraibano O Norte e enviada pelo leitor Valdi de Andrade Vaz, nosso correspondente na cidade de Mamanguape: ‘O maestro Tom Jobim diz que se a Mangueira for campeã, fará o percurso todo do sambódromo andando a pé’.

Janistraquis se empolgou: ‘Considerado, o maestro prometeu ir andando a pé ou o redator de O Norte carnavalizou o texto?’. Boa pergunta.” (dezembro/1992--janeiro/1993)

Colaborem com a coluna, que é atualizada às quintas-feiras: Caixa Postal 067 – CEP 12530-970, Cunha (SP), ou japi.coluna@gmail.com.

(*) Paraibano, 66 anos de idade e 46 de profissão, é jornalista, escritor e torcedor do Vasco. Trabalhou, entre outros, no Correio de Minas, Última Hora, Jornal do Brasil, Pais&Filhos, Jornal da Tarde, Istoé, Veja, Placar, Elle. E foi editor-chefe do Fantástico. Criou os prêmios Líbero Badaró e Claudio Abramo. Também escreveu nove livros (dos quais três romances) e o mais recente é a seleção de crônicas intitulada “Carta a Uma Paixão Definitiva”.

Nenhum comentário: