quinta-feira, 12 de junho de 2008

Cultura novelística - A melhor novela das duas últimas décadas volta


Ibope de "Pantanal" cresce 46% no 2º capítulo; Globo cai

MIGUEL ARCANJO PRADO
da Folha Online

Silvio Santos comemora os bons números no Ibope da novela "Pantanal", exibida na grade do SBT desde a última segunda (9). Ontem, a trama de Benedito Ruy Barbosa, exibida originalmente pela extinta TV Manchete em 1990, cresceu 46% em audiência, em relação ao capítulo de estréia.

Nesta terça-feira, o segundo capítulo do folhetim protagonizado por Cristiana Oliveira marcou dez pontos de média, com pico de 12, no Ibope da Grande São Paulo. No capítulo de estréia, a novela já tinha dado ao SBT sete pontos de média, número que foi 68% maior do que o que o canal obtinha no mesmo dia e horário, uma semana antes.

Apesar de ainda permanecer em primeiro lugar no Ibope da Grande São Paulo, durante a exibição de "Pantanal", a Globo viu sua audiência despencar de 31 pontos na segunda (9) para 24 pontos nesta terça (10). Na terça (3), quando a novela não estava no ar, a Globo tinha 27 pontos de média no mesmo horário, contra sete pontos do SBT.

A Record marcou, no horário de "Pantanal", 15 pontos na segunda e 16 na terça, mantendo a vice-liderança. Mesmo com o sucesso da novela, o SBT fica em terceiro lugar.

Horários
De acordo com a assessoria de imprensa do SBT, o horário de início da novela "Pantanal" é às 22h, mas pode variar durante a semana começando às 22h10 ou às 22h20. Segundo a emissora, os horários podem mudar devido às programações das concorrentes.

Concorrência
Principal novela da Globo, "A Favorita" não consegue sair do ibope ruim que vem tendo desde a estréia. Ontem, a trama de João Emanuel Carneiro marcou 35 pontos de média. "Ciranda de Pedra" também mantém audiência baixa e ontem teve média de 21 pontos. "Beleza Pura" marcou 27 pontos de média.

Nenhum comentário: