terça-feira, 29 de abril de 2008

GP sobre jornalismo


Está no ar a página do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade (GJC), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O site, que acaba de 'nascer' junto com o grupo, é um espaço para apresentar e discutir as pesquisas e análises realizadas pelo núcleo de pesquisadores.

O sítio http://jornalismocontemporaneo.wordpress.com/) também foi idealizado para promover um intercâmbio de idéias e contatos entre os que trabalham com o tema. Dessa forma, optou-se pelo recurso do blog. O grupo de pesquisa foi criado para desenvolver análises da natureza e história do Jornalismo, seus fundamentos epistemológicos, bem como estudar o Jornalismo como forma de conhecimento e prática social.

O GPJ também realiza investigações sobre Os Estudos e as Teorias do Jornalismo, considerando os aspectos da organização, produção, conteúdo e circulação de notícias. São ainda objeto de estudos e publicações: o Estatuto do Jornalismo como processo produtivo da notícia; as rotinas de produção; a cultura profissional; os constrangimentos organizacionais; os anunciantes e a linguagem, as novas tecnologias: impacto, efeito e produção de sentidos; o mercado jornalístico: desenvolvimento de projetos de cooperação e formação e, ainda, a ética e a deontologia jornalísticas. Além do site, o grupo também dispõe de uma lista de discussão (jornalismocontemporaneo@grupos.com.br).

SEMINÁRIO - Como primeira atividade do GJC, será realizado, em 28 de maio, o I Seminário de Jornalismo Contemporâneo, no miniauditório do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, no Recife. O evento, que contará com a participação de pesquisadores das universidades federais de Sergipe, Paraíba e Pernambuco, tratará de temas como jornalismo e cotidiano, novas tecnologias, objetividade e pesquisa/metodologia.As inscrições, gratuitas, serão realizadas de 06 a 20 de maio, na secretaria do PPGCOM/UFPE. Vagas limitadas. Informações: (81) 2126.8960 ou pelo e-mail jornalismocontemporaneo@grupos.com.br.

Nenhum comentário: